Modelo de Produção

    Conheça o ciclo de produção

    Entenda as etapas do ciclo de produção

    O ciclo de produção se inicia no planejamento estratégico com base no cenário nacional e internacional de commodities agrícolas atuais e futuras. As definições estratégicas norteiam a elaboração do planejamento agrícola de cada ano, no qual são definidos todos os insumos necessários para a safra, dentro das peculiaridades de cada cultura. Após a aquisição e entrega dos insumos nas Fazendas, dá-se o início da execução das operações agrícolas, como o preparo do solo, a semeadura, adubação, controle de pragas, doenças, plantas daninhas e colheita.

    O fluxo dessas atividades ocorre durante todo o ano, principalmente nas Fazendas em que as condições climáticas permitem o cultivo da safra e da 2° safra. Após a colheita, os produtos são beneficiados e armazenados nas próprias Unidades de Produção até a sua comercialização e seu transporte. O destino final das commodities agrícolas são os nossos clientes no mercado interno ou externo com alto padrão de qualidade.  Todo o ciclo de produção, que compreende o planejamento agrícola até a entrega ao cliente, pode levar mais de dois anos.

     

    Planejamento Agrícola

    Como planejamos as nossas safras

    O planejamento agrícola é a etapa crucial do processo de produção agrícola e é idealizado com base em estudos detalhados do mercado de commodities atual e futuro, nas previsões climáticas e nos custos de produção. Nessa etapa, a equipe de planejamento agrícola realiza uma avaliação criteriosa dos fatores que interferem na produção e, com base em decisões técnicas, são planejados todos os insumos necessários para promover o desenvolvimento adequado de cada cultura, visando explorar o seu potencial produtivo com a qualidade exigida pelos nossos clientes. O planejamento agrícola é realizado com os técnicos das Fazendas no período de janeiro a março de cada ano, no qual são definidas as culturas, operações, fertilizantes, corretivos, defensivos, sementes e máquinas. O planejamento estratégico também permite uma análise de longo prazo e permite buscar oportunidades de mercado, oportunidades de compra de insumos e vendas de commodities

     Compra de Insumos

    Um dos principais pilares da área de Suprimentos é contribuir com a otimização dos custos, identificando oportunidades na aquisição dos insumos de produção.

    Leia Mais

    Preparo, semeadura e manejo

    Como semeamos o futuro

    Preparo

    Preparar o solo para semear as culturas significa proporcionar as melhores condições para as plantas se desenvolverem e envolve a utilização de plantas de cobertura de solo, condições físicas adequadas, controle eficiente de erosões e infiltração de água, sistema de semeadura direta e fornecimento equilibrado de nutrientes.

    Semeadura

    O planejamento eficiente das variedades de cada cultura exige também um planejamento eficiente do sistema de semeadura. As culturas devem ser semeadas nas melhores épocas para cada cultivar, buscando obter o máximo potencial de cada cultura. Isso somente é alcançado com a qualificação constante da mão de obra e utilização de máquinas de alto desempenho operacional e qualidade da operação.

    Rotação de culturas e Manejo

    O sistema de cultivo no Cerrado brasileiro exige uma rotação de culturas eficiente para garantir a sustentabilidade do solo, dos recursos naturais e do sistema produtivo em longo prazo. Durante o ciclo produtivo, são realizadas atividades de manejo adequadas para garantir o desenvolvimento satisfatório das plantas, como aplicações de fertilizantes e de defensivos agrícolas que minimizem os danos de pragas, doenças e ervas daninhas. Todas as operações são realizadas conforme o planejamento agrícola e por meio de avaliações diárias no campo.

    A colheita

    Hora de colher os resultados

    A colheita ocorre praticamente o ano inteiro na SLC Agrícola. Essa operação se inicia na região Centro Oeste, com a soja precoce, no mês de janeiro, e estende-se até abril na região Nordeste. A colheita do milho 2° safra se inicia em junho e termina em agosto. O algodão é colhido de julho a setembro. Além de avaliações de campo, a produtividade é monitorada por mapas de colheita que possibilitam melhorar as operações para safras futuras.

    Beneficiamento e armazenagem

    Como armazenamos e garantimos a qualidade

    Os processos de beneficiamento e armazenagem dos produtos da SLC são realizados utilizando a mais alta tecnologia, visando sempre à segurança, à qualidade dos produtos e a eficiências das operações, abrangendo as atividades desde o campo até a entrega do produto ao cliente. Em se tratando do algodão, o transporte até a usina é realizado com o máximo cuidado para preservar a qualidade da fibra. No seu beneficiamento, cada etapa do processo é inspecionado e ajustado para que se obtenha um produto com a máxima qualidade possível.

    No processo de beneficiamento, são fundamentais  os controles de umidade e secagem da fibra, por isso dispomos, em algumas unidades, de um sistema automatizado de secagem e umidificação da pluma para garantir a qualidade em nosso processo. Todos os fardos de algodão são classificados  para que possamos apresentar ao nosso cliente uma uniformidade na classificação da fibra.

    No processo de estocagem da pluma, os lotes são formados de acordo com o padrão de qualidade.

    A SLC Agrícola conta com 18 modernas unidades de recebimento de grãos, disponibilizando infraestrutura com capacidade para recepção, padronização, segregação e armazenagem de soja, milho, trigo, sorgo, girassol e outros grãos. A base dessa estrutura é formada por profissionais especializados, focados na segurança da operação, qualidade final dos produtos e eficiência na secagem e no armazenamento de produtos agrícolas, satisfazendo às necessidades de nossos clientes.

    Os grãos produzidos são armazenados em locais com temperatura e aeração controladas.

    Nossa capacidade de Armazenagem:
    Grãos: 612.700 toneladas
    Algodão: 115.981 toneladas

    Última atualização em

    E-mail Alerta

    Preencha o cadastro para receber as notícias de RI

    Fechar