Administração

Conselho de Administração

Atualmente o Conselho de Administração da SLC Agrícola é formado por cinco membros, conforme definido no artigo 16, § 3º, do Estatuto Social da Companhia. O Vice-Presidente exercerá as funções do Presidente em suas ausências e impedimentos temporários, independentemente de qualquer formalidade. Na hipótese de ausência ou impedimento temporário do Presidente e do Vice-Presidente, as funções do Presidente serão exercidas por outro membro do Conselho de Administração indicado pelo Presidente.

O Conselho de Administração da SLC Agrícola é o órgão responsável por, entre outras questões, determinar as suas políticas e diretrizes dos seus negócios. O Conselho de Administração também supervisiona a Diretoria e monitora a implementação, pela Diretoria, das políticas e diretrizes estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração. De acordo com a Lei 6.404/76, o Conselho de Administração é ainda responsável pela contratação dos auditores independentes da Companhia.

Os membros do Conselho de Administração são eleitos em assembléia geral de acionistas por um mandato unificado de dois anos e estão sujeitos à reeleição. Os membros do Conselho de Administração estão sujeitos à destituição a qualquer tempo, com ou sem justa causa, em uma assembléia geral de acionistas. O Conselho de Administração é presidido pelo presidente do Conselho de Administração e, em sua ausência, pelo vice-presidente do Conselho de Administração. Os membros do Conselho de Administração da SLC Agrícola não necessitam residir no Brasil.

O Conselho de Administração se reúne uma vez a cada trimestre e a qualquer momento quando uma reunião extraordinária for convocada pelo presidente ou de qualquer outro membro. Cada conselheiro terá direito a 1 voto nas deliberações do órgão, sendo que as deliberações do Conselho de Administração são tomadas por maioria de seus membros.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Término do mandato
Eduardo Silva Logemann Presidente 30/04/2019 30/04/2021

Presidente da holding SLC Participações S/A desde  1987, onde começou a trabalhar aos 18 anos como auxiliar de compras. Nos anos seguintes, passaria por várias funções nas áreas de administração e finanças, até assumir uma das diretorias em 1979. Em 1987 assumiu a  presidência do Grupo Schneider Logemann, aos 37 anos de idade na época o maior fabricante de máquinas agrícolas , Colheitadeiras e Tratores com a marca SLC posteriormente SLC-John Deere e   Filho de Jorge Antonio Dahne Logemann e Zaira Elizabeth Silva Logemann, tem 67 anos.

 

Graduado em Engenharia Mecânica, em 1977, pela Pontifícia Universidade Católica do RS, Eduardo Logemann comanda o Grupo SLC, formado por duas empresas: SLC Agrícola – uma das maiores produtoras e exportadoras de algodão, soja e milho e uma das maiores proprietárias e operadoras de terras do Brasil, onde exerce o cargo de Presidente do Conselho de Administração. Foi uma das primeiras empresas do setor do agronegócio do mundo a ter suas ações negociadas em Bolsa de Valores, tornando-se uma referência no seu segmento. SLC Máquinas – é o concessionário John Deere para toda a região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

 

No setor Agrícola, foi:

– Diretor Presidente de 1987 e 2002 da SLC-John Deere e depois John Deere do Brasil

– Fundador e diretor do Banco Agroinvest SA

– fundador e presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas Agrícolas do RS;

– vice-presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), representando o setor de Máquinas Agrícolas;

– na Fiergs (Federação das Indústrias do RS) exerceu vários cargos como Diretor, Conselheiro e Vice-Presidente no período de 1990 a 2008

– fundador e presidente da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), sendo atualmente diretor e conselheiro.

 

Recebeu, ainda, as seguintes condecorações:

– Prêmio Mérito Industrial, da Fiergs, em 1998;

– Prêmio O Equilibrista de Economia, do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), em 2005;

– Prêmio Cindra de Desenvolvimento – Medalha Júlio Redecker, concedido pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, em parceria com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), em 2013;

– Entre outros, além de participar de diversas outras associações e entidades filantrópicas, como Parceiros Voluntários, Júnior Achievement, Banco de Alimentos, Projeto Pescar, Programa Aprendiz Legal etc.

 

Um profundo respeito pelos funcionários, colaboradores, fornecedores e demais parceiros de negócios.A fé permanente na atividade agrícola como força motriz para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Estes são alguns dos conceitos básicos e gerais do empresário Eduardo Silva Logemann, presidente da holding SLC Participações S/A.

Jorge Luiz Silva Logemann Vice-Presidente 30/04/2019 30/04/2021

Vice-Presidente da Holding SLC Participações S.A. e também Vice-Presidente do Conselho de Administração da SLC Agrícola S.A.

Formado em Medicina pela Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre em 1977, fez residência médica no Hospital São Lucas da PUCRS de 1978 a 1979 e especialização na Ludwig Maximilliam Universität de Munique sendo bolsista da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) e do DAAD (Deutsche Akademisch Austauschdienst) em 1980 e 1981.

Retornando ao Brasil foi convidado a ser professor da Faculdade de Medicina da PUCRS e coordenador do programa de residência médica de 1982 a 1987.

Com a morte do pai em 1987 decide largar a medicina e assumir os negócios da família em Horizontina. Foi Diretor de Planejamento e Recursos Humanos da SLC-John Deere S.A. de 1987 a 1999. Com a venda da fábrica de máquinas agrícolas para a John Deere em 1999 retorna para Porto Alegre.

Em 2000 é criada a SLC Alimentos e em 2001 foi adquirida a Ferramentas Gerais, da qual foi Presidente de 2001 a 2017 quando a FG foi vendida.

Foi Vice-Presidente e Conselheiro da FEDERASUL, Presidente do Conselho Deliberativo do CENEX – Centro de Excelência Empresarial; membro do Conselho de Administração da Associação Hospitalar Moinhos de Vento; Conselheiro da ONG Parceiros Voluntários, Conselheiro da UniRitter e Conselheiro da Associação Leopoldina Juvenil.

Entre alguns prêmios recebidos destaca-se o Prêmio Líderes e Vencedores da Assembleia Legislativa e Federasul, e Personalidade Top Ser Humano da ABRH.

Osvaldo Burgos Schirmer Conselheiro Independente 30/04/2019 30/04/2021

Exerce o cargo de conselheiro independente. Trabalhou no Grupo Gerdau de 1986 a Janeiro de 2013 e foi nomeado Diretor Financeiro em 1987. Foi Vice-Presidente Executivo do Comitê Executivo da Gerdau S.A. de 2002 a Janeiro de 2013. Foi ainda Vice Presidente de Finanças e Controladoria e Diretor de Relações com Investidores da Gerdau S.A. – Metalúrgica. Foi Diretor da Seiva S.A. – Indústrias e Florestas – de 1987 a Janeiro de 2013. – Companhia que faz parte do mesmo grupo econômico da Gerdau S.A. Foi diretor de 1982 a 1986 da Companhia Iochpe de Participações (hoje Grupo Iochpe-Maxion). O Sr. Schirmer também é membro do Conselho de Administração da Lupatech S.A. e Coordenador do Comitê Financeiro e de Auditoria, desde abril de 2012. É Vice-Presidente e membro do Conselho de Administração da Abrasca (Associação Brasileira das Companhias Abertas), da qual foi Presidente por vários anos da Comissão de Mercado de Capitais. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Business Administration pela Southern Illinois University (EUA) e com vários cursos de especialização, dentre eles um na Harvard Business School (EUA) em Administração para Senior Management.

André Souto Maior Pessoa Conselheiro Independente 30/04/2019 30/04/2021

Sócio e Presidente da Agroconsult Participações Ltda. – desde 05/2013 (anteriormente denominada Plataforma Agro Participações Ltda.); Administrador, não sócio, da empresa Agroconsult Consultoria e Projetos Ltda. – desde 07/2013; Sócio e Administrador da empresa Nhanderu Participações Societárias Ltda., desde 05/2020. Nenhuma das empresas acima integram o grupo econômico do emissor. Desde 2013 atua como Conselheiro Independente de empresas ligadas ao Grupo Econômico do Emissor. Tendo ocupado os seguintes cargos: Conselheiro de Administração Independente da Fazenda Pioneira S.A, entre maio de 2013 e junho de 2016; Conselheiro de Administração Independente da SLC Agrícola S.A, desde maio de 2016.

Conselheiro Independente de Administração da AMATA S.A., de janeiro de 2011 a janeiro de 2015; Conselheiro Independente de Administração da AGRIFIRMA S.A., de agosto de 2011 a junho de 2017; Conselheiro Profissional Independente de Administração da COPLANA Cooperativa Agroindustrial, desde outubro de 2014; Conselheiro Independente do Conselho de Administração da IHARA S/A, desde janeiro de 2020; Conselheiro Independente de Administração do Observatório do Empreendedor, desde janeiro de 2020; Conselheiro Independente do Conselho Consultivo da Agroterenas S.A. Citrus desde de setembro de 2018; Conselheiro Suplente do Conselho Curador da Fundação CERTI – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, desde janeiro de 2020; Conselheiro do COSAG – Conselho Superior do Agronegócio da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, desde 2007; Conselheiro Titular do Conselho de Informações de Biotecnologia – CIB, desde 2002; Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, de janeiro de 2012 a dezembro de 2018; Membro Titular da Câmara de Commodities Agrícolas da B3, desde abril de 2018.

Fernando de Castro Reinach Conselheiro Independente 30/04/2019 30/04/2021

Exerce o cargo de conselheiro independente. O Sr. Reinach é sócio-administrador do Fundo Pitanga. De 2001 a 2010 foi Diretor Executivo e General Partner da Votorantim Novos Negócios, o braço de capital de risco e private equity do grupo Votorantim. É membro do Conselho de Administração da Amyris Biotechnologies e escreve uma coluna semanal no jornal O Estado de São Paulo. Se formou em biologia na Universidade de São Paulo e obteve seu Ph.D na Cornell University Medical College. Foi um Biotechnology Research Fellow da Fundação Rockefeller e Research Scholar do Howard Hughes Medical Institute. Foi professor titular da Universidade de São Paulo, esteve envolvido na criação de duas empresas de tecnologia e na coordenação do primeiro Projeto Genoma Brasileiro.

Diretoria Executiva

A Diretoria é o órgão administrativo executivo da SLC Agrícola. Os diretores executivos são os representantes legais da Companhia e são responsáveis pela organização interna, processo deliberativo, operações diárias e implementação de políticas e diretrizes gerais estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração.

Atualmente, a Diretoria da SLC Agrícola é formada por quatro membros, eleitos na reunião do Conselho de Administração.

Os membros da Diretoria da SLC Agrícola são eleitos pelo Conselho de Administração por mandatos de dois anos e estão sujeitos à reeleição. O Conselho de Administração poderá destituir qualquer Diretor a qualquer tempo, com ou sem justa causa. De acordo com a Lei 6.404/76, os Diretores deverão residir no Brasil, mas não precisam ser acionistas da companhia. A Diretoria da Companhia se reúne sempre que convocada pelo Diretor Presidente ou pela maioria de seus membros.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Término do mandato
Aurélio Pavinato Diretor Presidente 08/05/2019 08/05/2021

Exerceu o cargo de Diretor de Produção da SLC Agrícola, entre 2008 e 2012. Foi eleito como Diretor Presidente da SLC Agrícola a partir de 10 de dezembro de 2012, cargo exercido atualmente. É membro do Conselho de Administração de 3 empresas subsidiárias da SLC Agrícola, as quais são: SLC-MIT, Fazenda Pioneira Empreendimentos Agrícolas S.A e SLC LandCo. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Graduação em STC – Skills, Tools & Competencies pela Kellogg School of Management de Chicago em parceria com a Fundação Dom Cabral. Em 2016 cursou o PGA (Programação de Gestão Avançada) pela Fundação Dom Cabral e INSEAD-França. Em 2019 iniciou o curso OPM-Owner President Management, na Harvard Business School. Profissional possui 27 anos de atuação no setor do Agronegócio e possui experiência em planejamento e gestão da produção agrícola, desenvolvimento de novos projetos de investimento, negociação de parcerias estratégicas e planejamento estratégico e operacional dos negócios da empresa e sua inserção no mercado internacional.

Ivo Marcon Brum Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 08/05/2019 08/05/2021

Exerce o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na SLC Agrícola desde 2010. Formado em Ciências Contábeis pela PUC/RS, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, em Gestão Empresarial pela PUC/RS e Pós-Graduação em STC – Skills, Tools & Competencies pela Kellogg School of Management de Chicago em parceria com a Fundação Dom Cabral. Possui experiência no mercado metal-mecânico, atuou no grupo NSG Capital, onde iniciou suas atividades em agosto de 2007, como Diretor Contábil e Fiscal da Zamprogna S.A., em março de 2009 assumiu como Diretor Administrativo e de Compliance do grupo NSG Capital. De novembro de 1999 a agosto de 2007 exerceu o cargo de Gerente de Controladoria na multinacional International Ind. Automotiva da América do Sul Ltda.

Aldo Roberto Tisott Diretor de Vendas 08/05/2019 08/05/2021

Diretor de Vendas e de Novos Negócios, exerceu o cargo de Gerente de Vendas da SLC Agrícola, atuando no Grupo SLC por mais de vinte anos. Possui amplo conhecimento e experiência na área comercial e de exportação, responsável pela elaboração das estratégias de vendas, análise, estudo de viabilidade e prospecção de novos negócios. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Gustavo Lunardi Diretor de Produção 08/05/2019 08/05/2021

Atualmente exerce o cargo de COO (Chief Operating Officer) da SLC Agrícola S.A., englobando as áreas de Suprimentos , Planejamento e Operação Agrícola, desde 2015 e 2017, respectivamente. Na companhia desde 2009, já atuou como CEO da SLC LandCo (empresa subsidiária) de 2009 até 2017. De 2011 até 2015 também exerceu a função de Diretor de Novos Negócios Formado em Engenharia Agronômica pela UFRGS, possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM-RS e em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas/FGV-RS, além de Programa Internacional de Gestão para Executivos pela Kellogg School of Management de Chicago, IL – USA, em parceria com a Fundação Dom Cabral e o Programa de Gestão Avançada pelo Insead de Fontainebleau, França. Possui experiência no setor de exportação de commodities agrícolas no qual atuou como diretor comercial de exportação de 2005 à 2009 para SMEG-Societè de Manutention et Entrêposage de Grains com sede na França. De 1997 à 2005 desempenhou as funções de Gerente Comercial e de Marketing no setor de fertilizantes, em empresas multinacionais como Yara e Timac Agro, com sedes na Noruega e França, respectivamente.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira Assembléia Geral Ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações prevê que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também prevê que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

O Estatuto Social da SLC Agrícola prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembleia geral. Atualmente a SLC Agrícola possui um Conselho Fiscal instalado,  que atuará de caráter não permanente até a próxima Assembleia Geral Ordinária. O Conselho Fiscal da SLC Agrícola é formado por 3 membros efetivos, eleitos na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 25 de abril de 2018.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de Eleição Término do mandato
João Carlos Sfreddo Presidente do Conselho Fiscal (Eleito pelo Controlador) 30/04/2019 Próxima AGO

Sócio da Ernest &Young durante 27 anos, hoje atua no Conselho Fiscal das empresas Paludo PArticipações S.A e Randon S.A. Implementos e Participações, também no Conselho de Administração da Unica Móveis S.A.

Paulo Roberto Kruse Conselheiro Fiscal (Eleito pelo Controlador) 30/04/2019 Próxima AGO

Participação nos Conselhos Fiscais da Seta S.A. e da Dimed S.A. faz mais de 05 anos.

Sócio da Kruse & Pasqualini Advogados, há 28 anos, com atuação na área societária com a coordenação/presidência de Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias como as das sociedades: Importadora e Exportadora de Cereais S/A – IMEC e Xalingo S.A. – Industria e Comércio.

Participação/conclusão do Curso Comitê de Auditoria em Empresas Não Financeiras – 11ª edição – 19/02 – do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Maurício Rocha Alves de Carvalho Conselheiro Fiscal (Eleito pelos Minoritários) 30/04/2019 Próxima AGO

Sócio da Condere Consultoria, e membro do Global M&A Group há dez anos, possui mais de 30 anos de experiência profissional, tendo atuado tanto como gestor de investimentos como consultor. Foca sua atuação nos projetos de estratégia que envolvem finanças corporativas, avaliação de negócios, governança e mercado de capitais.

Professor de Finanças Corporativas e de Avaliação de Investimentos, com 20 anos de experiência no MBA do Ibmec e do Insper.

Além da SLC Agrícola, é Conselheiro Fiscal da Embraer S.A., da Light S.A. (suplente) e da Smartcoat S.A. Já ocupou cargo de Conselheiro de Administração na Intersmart/Network1, no Grupo Damha e na LAB-SSJ. Anteriormente foi do Conselho Fiscal da Mills S.A., da Tupy S.A., das Lojas Americanas S.A., da Grendene S.A. e da Sonae Sierra S.A. Também foi Diretor Técnico da APIMEC – SP e Vice-Presidente da Sociedade CFA do Brasil.

É engenheiro mecânico pela PUC-RJ e possui um MBA em finanças na Wharton School (University of Pennsylvania – EUA) onde se formou com honras (distinction). Tem as certificações CFA e CNPI e é conselheiro certificado pelo IBGC ( Instituto Brasileiro de Governança Corporativa)

Última atualização em 17 de setembro de 2020.
Fechar