Sustentabilidade

    Sustentabilidade: impactando gerações futuras

    A sustentabilidade em todos os aspectos na SLC Agrícola

    A SLC Agrícola acredita que a excelência na gestão dos aspectos econômico, social e ambiental tem como fruto a redução dos impactos ambientais das suas operações, melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho e garantia de resultado satisfatório para seus investidores e acionistas. A Sustentabilidade na SLC Agrícola está fundamentada nestes preceitos e no Sonho Grande da Empresa: impactar positivamente gerações futuras, sendo líder mundial em eficiência no negócio agrícola e respeito ao planeta.

    Os programas e ações adotados na Empresa têm como componentes a gestão econômica, políticas de responsabilidade social consistentes, programas de proteção individual e coletivos bem estruturados, promoção da educação e informação ambiental, bem como adoção das melhores práticas e tecnologias agrícolas. Tudo isso visando impactar minimamente o meio ambiente.

    Com estas ações, acredita-se que é possível produzir alimento, combustível e vestimenta para a população mundial de forma sustentável.

    Baixar o balanço Social  Baixar a Política Integrada

    Gestão Ambiental na Prática

    A SLC Agrícola e a responsabilidade com o Meio Ambiente

    Áreas protegidas

    A preservação de áreas nativas em Fazendas é um cumprimento legal que está previsto no Código Florestal Brasileiro. Essas áreas garantem a manutenção dos rios e nascentes, além de abrigar animais e plantas. É proibido acessar essas áreas, bem como utilizá-las para caçar, pescar ou qualquer outro tipo de atividade.

    Gestão de resíduos

    A gestão dos resíduos na SLC Agrícola é embasada na metodologia 3R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. As Fazendas contam com estrutura para acondicionar e armazenar temporariamente os resíduos contaminados e não contaminados, para posteriormente serem destinados ao fim adequado.

    Gestão de recursos naturais

    Os recursos naturais utilizados pela SLC Agrícola são muitos, desde o solo, a água, até insumos agrícolas industrializados através de outros recursos naturais, tais como fertilizantes. A Empresa otimiza seus recursos, de forma a utilizá-los da melhor maneira, evitando desperdícios.

    Educar é recuperar o passado, valorizar o presente e cuidar do futuro.

    Por que investir em educação ambiental?

    A SLC Agrícola acredita que não há sucesso na gestão ambiental sem a educação e orientação das pessoas, mesmo que se tenham infraestruturas adequadas para este fim. A informação deve ser correta e compreensível a todos os níveis de interessados. A educação ambiental é uma ferramenta importante e contínua dentro de um sistema de gestão ambiental.

    Nossa preocupação com a sociedade

    Por que a responsabilidade social faz parte do nosso dia a dia

    Qualidade de Vida

    As Fazendas da SLC Agrícola possuem quadras de futebol e vôlei, cercadas e iluminadas. As sedes sociais possuem sala de TV, sala de treinamento, churrasqueiras, mesas de sinuca, cancha de bocha, parquinho com brinquedos e caixa de areia para as crianças. As casas e os alojamentos trazem a segurança de viver em um local sem violência urbana. Os refeitórios seguem um padrão em atendimento, ambiente e cardápio, respeitando, é claro, a cultura de cada região. Os maquinários são de alta tecnologia para dar mais conforto aos operadores.

    GAS

    Criado em 2003, o GAS (Grupo de Ação Socioambiental), por meio dos colaboradores voluntários, realiza diversas atividades com crianças e jovens de comunidades menos favorecidas. Dentre essas, estão doações de brinquedos e agasalhos, entrega de lanches, visitas às creches e doações para vítimas de enchentes. O grupo de voluntários do GAS se reúne mensalmente e planeja as ações para o período. Os colaboradores podem sair no horário do expediente para realizar seus trabalhos, desde que alinhados com seus gestores.

    Desenvolvimento de Pessoas

    Preparar seus colaboradores para lidarem com novos desafios é um compromisso permanente da SLC Agrícola. Pensando nisso, a Empresa investe de forma contínua e crescente em ações de capacitação e desenvolvimento, elaborando projetos específicos para as necessidades das áreas e do negócio, de acordo com as melhores práticas que existem no mercado. Qualificando competências técnicas e comportamentais, as ações contribuem para o atendimento da estratégia do negócio e para a realização humana.

    Pacto Global

    A SLC Agrícola aderiu ao Grupo de Trabalho – GT de Alimentos e Agricultura da Rede Brasileira do Pacto Global Nações Unidas. O principal objetivo deste GT é acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável no Brasil. Os GTs foram criados para implementar os valores do Pacto Global colaborando para a construção de uma cultura de sustentabilidade. A Empresa irá participar desse Grupo de Trabalho e apoiar a implementação de ações estratégicas voltadas à promoção dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA) e do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os GTs foram criados para implementar os valores do Pacto Global, colaborando para a construção de uma cultura de sustentabilidade. As atividades desses grupos incluem discussões de temas relevantes para as organizações e a implantação de projetos que visem à cooperação com as instituições que trabalham com temas transversais, criando uma maior sinergia entre as iniciativas.

    Segurança e Saúde Ocupacional

    Prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

    SESTR

    A Empresa possui uma equipe de profissionais (Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural) que desenvolvem ações integradas às práticas de gestão de segurança e saúde. Isso torna o ambiente de trabalho compatível com a promoção da segurança e da saúde e a preservação da integridade física dos colaboradores.

    Gestão de riscos ocupacionais

    A SLC Agrícola continuamente identifica perigos, avalia os riscos e determina as medidas de controle necessárias. Tudo baseado na ordem de prioridade de eliminação, substituição, controles de engenharia, controles administrativos e, por fim, Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

    Comportamento seguro

    Com foco no comportamento seguro é desenvolvido nas Unidades da Empresa o Programa de Observação Comportamental. Compreender, mudar e/ou manter padrões de comportamento é essencial para a redução e/ou eliminação de acidentes.

    Certificações no agronegócio

    Padrões que garantem a Sustentabilidade

    O Sonho Grande da SLC Agrícola traz diversos fatores ao negócio que demandam a padronização dos seus processos – sejam estes voltados às operações, ao negócio ou ainda à sua gestão. O Sistema de Gestão Integrado é a principal ferramenta para a sustentabilidade. Um processo de certificação, em que os pilares econômico, social e ambiental são apoiados pelos padrões de desempenho internacional, como a OHSAS 18001 para Saúde e Segurança Ocupacional, a NBR 16001 para Responsabilidade Social e a ISO 14001 para Gestão Ambiental. Dentro das boas práticas de cultivo agrícola, também se destacam outras certificações de cunho nacional e internacional para as commodities da SLC Agrícola, como a RTRS (Round Table on Responsible Soy), o CRS (Certified Responsible Soya), o ISCC (International Sustainability & Carbon Certification) para a cultura da soja e os padrões ABR (Algodão Brasileiro Responsável) e BCI (Better Cotton Initiative) para a cultura do algodão.

    OHSAS 18001

    A OHSAS 18001 é uma ferramenta que permite a uma empresa atingir e sistematicamente controlar e melhorar o nível do desempenho da saúde e segurança do trabalho por ela mesma estabelecido. OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Services, cuja tradução é Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. Possui objetivos, indicadores, metas e planos de gestão e retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. A SLC Agrícola é certificada pela empresa BRTÜV pertencente ao TÜV NORD GROUP (da Alemanha) e ao IBQN do Brasil.

    NBR 16001

    A NBR 16001 foi concebida com base nas três dimensões da sustentabilidade, estabelecendo os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS) passível de integração com outros sistemas de gestão. Um SGRS eficaz permite promover a cidadania, o desenvolvimento sustentável e a transparência das atividades da organização, assim como um pleno desenvolvimento com suas partes interessadas. A SLC Agrícola é certificada pela empresa BRTÜV pertencente ao TÜV NORD GROUP (da Alemanha) e ao IBQN do Brasil.

    ISO 14001

    A norma ISO 14001 (International Standard Organization) objetiva auxiliar as empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus aspectos e impactos ambientais no cotidiano de suas práticas usuais, comprometendo-se com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, como parte do ciclo normal de gestão empresarial. A SLC Agrícola é certificada pela empresa BRTÜV pertencente ao TÜV NORD GROUP (da Alemanha) e ao IBQN do Brasil.

    RTRS

    Round Table on Responsible Soy é uma organização que promove a produção, processamento e comercialização responsável da soja em nível global. De acordo com a filosofia da RTRS, os atores das diferentes áreas e com interesses diversos têm direitos iguais e se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo assim o diálogo e a tomada de decisão por consenso. O Padrão RTRS de Produção Responsável da Soja é aplicável mundialmente e garante uma produção de soja ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.

    CRS

    O Padrão CRS é baseado em um estudo de benchmark conduzidos nos padrões já existentes relacionados à produção de soja responsável tais como RTRS e ISCC. Entretanto, o Padrão CRS é considerado único devido a alguns aspectos como transparência, inclusão, melhoria continua e relatórios detalhados de auditoria e compliance.

    ISCC

    ISCC é um sistema de certificação líder global que abrange toda a cadeia de suprimentos e todos os tipos de matérias-primas de base biológica e renováveis e garante a conformidade com as altas exigências ecológicas e sociais sustentáveis, reduções de emissões de gases de efeito estufa e rastreabilidade em toda a cadeia de fornecimento.

    ABR

    O programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) é fruto do pioneirismo do Instituto Algodão Social (IAS), que criou o Selo "Algodão Socialmente Correto", em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em 2007, comprovando o respeito às normas trabalhistas e ambientais na produção da fibra em Mato Grosso. O programa ABR representa a síntese da união dos cotonicultores brasileiros em prol de uma melhor produção em todo país.

    BCI

    A Better Cotton Initiative (BCI ) é uma organização sem fins lucrativos que reúne a complexa cadeia de suprimentos do algodão, desde os agricultores até os varejistas. A BCI existe para tornar a produção mundial de algodão melhor para as pessoas que o produzem, para o ambiente onde ele cresce e para o futuro do setor.

    Gestão voltada à Sustentabilidade

    Um Comitê que dá vida às nossas ações

    Criado em 2008, o Comitê de Sustentabilidade da SLC Agrícola reúne diretores para a tomada de decisão relacionada a projetos de sustentabilidade dentro da Empresa. Uma das principais ações do Comitê foi elaborar e revisar a Política Integrada, que norteia o SGI – Sistema de Gestão Integrado. O SGI é composto pelas normas ISO 14001, OHSAS 18001 e NBR 16001 e permeia todas as áreas e operações da SLC Agrícola.

     Por que adotar a Sustentabilidade como Estratégia na SLC Agrícola?

    Assegurar o cumprimento legal e outros requisitos aplicáveis.

    Melhorar continuamente nossos processos e sistemas, atendendo a novos mercados e exigências dos clientes.

    Criar mecanismos para fortalecer a gestão econômica, ambiental e social,
    minimizando os riscos e prevenindo a poluição, acidentes e incidentes.

    Aumentar a eficiência da Empresa.

    Promover a ética e o desenvolvimento sustentável e influenciar os stakeholders (partes interessadas)
    nas práticas de sustentabilidade.

    Fortalecer parcerias estratégicas com os stakeholders vinculados à Empresa.

    Ser sustentável economicamente

     Diversificação geográfica

    Garantir alta produtividade é algo crucial para competir com êxito no negócio agrícola. No entanto, a influência do clima é relevante na performance das lavouras. Por isso, a SLC Agrícola adotou um modelo de diversificação geográfica que possibilita a redução da variabilidade na produção, uma vez que problemas climáticos em uma região podem ser compensados por boa performance em outra(s). Além disso, o Cerrado é considerado uma região de menor variação climática quando comparado a outras regiões produtoras.

    Gestão de riscos financeiros

    Nossos produtos têm preço definido em dólar nas bolsas de commodities mundiais e, portanto, também estão expostos à variação do real frente ao dólar. Para gerenciar essas variáveis, a Empresa criou um Comitê de Gestão de Riscos, que se reúne semanalmente para avaliar os níveis de exposição e definir mandatos para vendas das safras, utilizando instrumentos de venda futura de commodities e câmbio e obedecendo a uma Política de Riscos que é revisada de tempos em tempos pelo Conselho de Administração.

    Diversificação de produtos

    Buscamos a integração entre o sistema de rotação de culturas e a exposição a diferentes mercados. Por isso, a opção pelo plantio de grãos (soja e milho) e de algodão. São culturas anuais, que possibilitam alterações no mix de produção a cada nova safra e que trazem sinergias importantes entre si do ponto de vista operacional. Adicionalmente, os mercados de grãos e algodão possuem dinâmicas distintas, o que traz à Empresa maior diversificação de receitas e menor dependência.

    Controle de custos

    O controle rigoroso de custos e despesas faz parte da cultura organizacional da SLC Agrícola. Isso se inicia com eficientes sistemas de monitoramento e controladoria, padronizados em cada unidade, e passa por uma política minuciosa de redução contínua de despesas desnecessárias e uso eficiente de recursos.

    Última atualização em

    E-mail Alerta

    Preencha o cadastro para receber as notícias de RI

    Fechar