Quem Somos

A SLC Agrícola, fundada em 1977 pelo Grupo SLC, é produtora de soja, milho e algodão, além de trabalhar com o plantio de pastagem e criação de gado, fazendo a integração lavoura-pecuária, é detentora da marca SLC Sementes, que produz e comercializa sementes de soja e braquiária. Foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores, tornando-se uma referência no seu segmento. Com Matriz em Porto Alegre (RS), a Empresa possui 22 Unidades de Produção estrategicamente localizadas em sete estados brasileiros, que totalizaram 463.245 hectares (previsão) no ano-safra 2020/21 – sendo 109.608 ha de algodão, 229.449 ha de soja, 106.505 ha de milho e 17.683 ha de outras culturas.

O modelo de negócio é baseado em um sistema de produção moderno, com alta escala, padronização das unidades de produção, tecnologia de ponta, controle rigoroso dos custos e responsabilidade socioambiental.

Ao longo de sua história, a SLC Agrícola desenvolveu uma sólida expertise na prospecção e aquisição de terras em novas fronteiras agrícolas. O processo de aquisição de terras com alto potencial produtivo também visa capturar a valorização imobiliária que as terras agricultáveis no Brasil proporcionam em função das vantagens comparativas em relação aos principais produtores agrícolas do mundo, tais como Estados Unidos, China, Índia e Argentina.

Sonho Grande e Valores

“Impactar positivamente gerações futuras, sendo líder mundial em eficiência no negócio agrícola e respeito ao planeta.”

Acreditamos que quem tem paixão pelo que faz é comprometido e o faz com a máxima qualidade, preservando a sua integridadepor meio de uma conduta ética, coerente e inquestionável. Estas atitudes somadas geram relações duradouras e de respeito entre todas as partes interessadas, produzindo resultados sustentáveis que sejam economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente responsáveis.

  

 

Modelo de Negócio

A Empresa optou por um modelo de negócio híbrido, que pode ser subdividido em três abordagens básicas, listadas abaixo. Pretendemos continuar ampliando o negócio nessas três frentes, de forma a aproveitar as sinergias existentes entre elas, orientados por uma cultura de melhoria contínua da nossa operação.

Operação agrícola em terras desenvolvidas próprias

Esse modelo representa a maior parte das terras em operação da companhia. Foi o modelo original de negócios, obtido através de décadas de aquisições de terras na região do Cerrado. A maioria das terras foi adquirida em estado bruto ou parcialmente desenvolvido, e, através dos anos, com a melhoria do solo e da produção agrícola sustentável, pudemos agregar grande valor a esses ativos.

Operação agrícola em terras arrendadas (e Joint Ventures)

Ao longo do tempo, a SLC Agrícola visualizou a oportunidade de maximizar a utilização de sua capacidade instalada através de contratos de arrendamento com proprietários vizinhos ou próximos às Fazendas da empresa. São feitos contratos com período médio de 7-8 anos, pagos de forma indexada ao preço do saco de soja em reais.

 Aquisição de terras brutas para transformação e venda

A terceira abordagem de negócio da SLC Agrícola está materializada atualmente na subsidiária SLC LandCo, que foi criada em 2012 em parceria com o fundo de private equity inglês Valiance. Trata-se do “braço imobiliário” da empresa, cujo objetivo é ser mais ativo no processo de aquisição e venda de terras.

Premiações


Pelo 2º ano consecutivo, a SLC Agrícola foi uma das empresas ganhadoras do Troféu Transparência ANEFAC, pela transparência apresentada nas demonstrações financeiras no exercício de 2017.

A SLC Agrícola ficou em 1º lugar na categoria Produção Agropecuária nas Melhores do Agronegócio, concedido pela Revista Globo Rural.

Pelo 4º ano consecutivo, a SLC Agrícola se posiciona entre as 3 melhores Companhias da América Latina no levantamento da pesquisa Latin America Executive Team (Small Caps) – setor agronegócio, conduzida pelarevista americana Institutional Investor.

O IR Magazine Awards trata-se de uma premiação para  profissionais de relações com investidores e alta direção, consultores e analistas de suas Companhias.  Em 2018, a SLC Agrícola venceu pelo Melhor Programa de Relações com Investidores, na categoria small caps.

A SLC Agrícola recebeu o troféu pela conquista do 1º lugar em Receita Líquida no ranking setorial “Agropecuária”, no prêmio as “500 Maiores do Sul”, entregue pela Revista Amanhã.

A Empresa foi premiada pela Revista Isto é Dinheiro como a Melhor Empresa na Categoria Agronegócio (Produção Agropecuária) em 2018.

Em 2020 a SLC Agrícola foi reconhecida mais uma vez como Melhor Produtora de Milho,  no Prêmio “Destaques A Granja” – importante premiação do agronegócio brasileiro.

Mais uma vez a SLC Agrícola ficou em 1º lugar na categoria Produção Agropecuária nas Melhores do Agronegócio, concedido pela Revista Globo Rural.

A SLC Agrícola recebeu a premiação As Melhores da Revista Dinheiro, ficando em 1º lugar no ranking do setor Agronegócios.

A SLC Agrícola ficou em 1º lugar na categoria Produção Agropecuária nas Melhores do Agronegócio, concedido pela Revista Globo Rural.

A SLC Agrícola foi classificada em 2º lugar no setor Agricultura e Pecuária do Estadão Empresas Mais, maior e mais completo ranking empresarial do país, em parceria com a Austin Rating e a FIA. Clique aqui e conheça nossas premiações em Gestão de Pessoas.

A SLC Agrícola foi uma das vencedoras do Prêmio Exportação RS 2020, na categoria Destaque Setorial Agrícola, entregue pela ADVB/RS.
Em 2021, a SLC Agrícola foi eleita, mais uma vez, uma das melhores empresas para se trabalhar do segmento agrícola, ficando em 5º lugar no ranking da consultoria Great Place To Work (GPTW), na categoria Grandes Empresas – Agronegócio.

Grupo SLC

O Grupo SLC nasceu em 1945 no município gaúcho de Horizontina (RS), como uma pequena oficina que fazia a manutenção das ferramentas dos agricultores da região. Hoje, é um dos maiores grupos empresariais do Brasil, atuando fortemente nos segmentos do agronegócio e comércio de máquinas agrícolas, através das empresas SLC Agrícola e SLC Comercial. Está presente em diversas localidades do Brasil, emprega cerca de 5 mil colaboradores e tem faturamento anual superior a R$ 3 bilhões (2017).

 

A SLC Agrícola e suas Joint Ventures

SLC LandCo

A LandCo é uma operação criada pela SLC Agrícola com a estratégia de monetizar parte do ganho imobiliário obtido ao longo de 30 anos de aquisição de terras no Cerrado. O fundo de private equity inglês Valiance é sócio da SLC LandCo, com participação, atualmente, de 18,8%

SLC – Roncador / Fazenda Pioneira

Diferentemente da SLC LandCo, essa operação conjunta é voltada apenas para a produção agrícola (sem investimento em terras), o que trouxe à SLC Agrícola uma alternativa de crescimento com baixo investimento e atrativas taxas de retorno.

SLC – MIT

Assim como no caso da Joint Venture com o Grupo Roncador, essa operação conjunta é voltada apenas para a produção agrícola (sem investimento em terras). Trata-se de uma parceria de alto valor estratégico, por ter como sócio um dos maiores grupos empresariais do Japão.

Ler mais

Linha do Tempo

  • 1945

    Fundação do grupo SLC

    A SLC
    Agrícola faz parte do Grupo SLC, que foi fundado em 1945, na cidade de Horizontina (RS), por três famílias
    de imigrantes alemães. O Grupo SLC criou a primeira indústria nacional de colheitadeiras automotrizes de
    grãos no Brasil. O Grupo SLC e a SLC Agrícola fazem parte da história do desenvolvimento da agricultura no
    Brasil.

  • 1977

    Fundação da Agropecuária Schneider Longemann Ltda.

    A SLC
    Agrícola inicia suas atividades, em Horizontina (RS), sob o nome Agropecuária Schneider Logemann Ltda. Com a
    compra da Fazenda Paineira, no município de Coronel Bicaco (RS), voltada ao cultivo de soja e trigo.

  • 1979

    Joint Venture com John Deere

    Por
    meio de relacionamento do Grupo SLC com a John Deere, A SLC foi a pioneira na implementação na agricultura
    mecanizada no Brasil, com o uso do maquinário agrícola de alta tecnologia. Essa associação também
    influenciou na consolidação da gestão profissionalizada da Empresa.

  • 1980

    Aquisição de Fazenda Pamplona (GO)

    A SLC
    Agrícola decidiu aproveitar o potencial agrícola do Centro-Oeste, com a aquisição da Fazenda Pamplona no
    estado de Goiás. Atualmente, todas as Fazendas da Empresa estão localizadas no Cerrado.

  • 1985

    Aquisição da Fazenda Planalto (MS)

    Aquisição da Fazenda Planalto localizada em Costa Rica (MS).

  • 1988

    Aquisição da Fazenda Parnaíba (MA)

    Aquisição da Fazenda Parnaíba localizada em Tasso Fragoso (MA).

  • 1994

    Aquisição da Fazenda Planorte (MT)

    Aquisição da Fazenda Planorte localizada em Sapezal (MT).

  • 1997

    Implementação da Cultura de Algodão

    A SLC
    inicia o plantio na cultura de algodão na Fazenda Planalto (MS). Aquisição da Fazenda Planeste, localizada
    em Balsas (MA)

  • 1999

    Grupo SLC deixa setor de máquinas agrícolas

    O
    presidente mundial da John Deere, Hanz Bacherer, visita a fábrica em Horizontina, acompanhado por Eduardo
    Logemann e Jorge Kruel.

  • 2000

    Aquisição das Fazendas Palmeira (MA) e Paiaguás (MT)

    Aquisição das Fazendas Palmeira (MA) e Paiaguás (MT).

  • 2006

    Aquisição da Fazenda Panorama (BA)

    Aquisição da Fazenda Panorama localizada em Correntina (BA).

  • 2007

    Abertura de Capital na Bovespa e Aquisição da Fazenda Piratini (BA)

    A SLC
    Agrícola torna-se uma das primeiras empresas em seu setor de atuação a vender ações em uma bolsa de valores.
    Aquisição da Fazenda Piratini localizada em Jaborandi (BA).

  • 2008

    Segunda oferta de ações e Aquisição das Fazendas Palmares (BA) e Parnaguá (PI)

    Segunda
    oferta de ações e aquisição das Fazendas Palmares (BA) e Parnaguá (PI).

  • 2010

    Venda da Fazenda Palmeira

    Venda
    da Fazenda Palmeira (MA).

  • 2011

    Aquisição das Fazendas Parceiro (BA) e Paineira (PI)

    Aquisição das Fazendas Parceiro localizada em Formosa do Rio Preto (BA) e Paineira localizada
    em Monte Alegre (PI).

  • 2012

    Criação da SLC LandCo e Aquisição da Fazenda Perdizes

    Criação
    da SLC LandCo e Aquisição da Fazenda Perdizes, localizada em Porto dos Gaúchos (MT).

  • 2013

    Conclusão das Joint Ventures com Dois Vales e Mitsui

    A SLC
    Agrícola encontra mais uma forma de crescer, valorizando sua experiência em agricultura no Cerrado, através
    de duas parcerias estratégicas, reduzindo a necessidade de aporte de capital.

  • 2017

    40 anos

    No mês de junho, a SLC Agrícola comemora 40 anos de atividade. Previous

  • 2018

    Novas Fazendas

    A SLC Agrícola arrenda uma área de 26.133 hectares em Chapadão do Sul, que passa a se chamar
    Fazenda Pantanal. Ocorre o Split da Fazenda Parnaíba, surgindo assim mais uma Unidade no Maranhão, a Fazenda
    Palmeira.

  • 2019

    Agroexponencial

    A SLC Agrícola lança o AgroExponencialprograma de conexão com
    startups com o objetivo de resolver desafios internos de forma eficaz e inovadora em atividades operacionais e
    corporativas da empresa.

  • 2020

    75 anos do grupo SLC

    O Grupo SLC completa 75 anos com uma trajetória que simboliza a força do
    empreendedorismo e do agronegócio brasileiro, e chega a 2020 realizando seu maior investimento em inovação,
    tecnologia e conectividade.

  • 2021

    Incorporação da Terra Santa

Nossos diferenciais competitivos

Por que a Empresa se tornou uma referência no cenário agrícola mundial

A SLC Agrícola desenvolveu, ao longo de mais de quarenta anos de história, um modelo de negócios baseado na eficiência
operacional e na alta escala de produção. A Empresa introduziu no setor agrícola brasileiro técnicas de gestão modernas,
oriundas do setor industrial. Destacamos abaixo algumas das vantagens competitivas que sustentam a posição destacada da
SLC Agrícola no setor agrícola global.

 

Alta eficiência operacional

Entendemos que nosso diferencial em termos de produtividade se deve à combinação dos fatores listados a seguir:

  • Estrutura de custos e ciclo operacional eficiente
  • Tecnologia de produção, com total mecanização do processo de plantio e colheita
  • Utilização do sistema de rotação de culturas, que proporciona menor incidência de pragas e doenças e uso mais eficiente das adubações
  • Domínio da técnica do Plantio Direto, sistema de plantio sem revolvimento do solo que reduz a níveis insignificantes as perdas de solo, água e nutrientes e proporciona redução no custo de produção, devido à menor utilização de máquinas na lavoura.
  • Experiência na correção da composição química do solo e na seleção de sementes
  • Domínio do pacote tecnológico de insumos, que permite máxima eficiência técnica.

 

Localização estratégica e diversificada

O portfólio de propriedades da SLC Agrícola é diversificado, com a localização estratégica de suas 22
Unidades produtivas em sete estados do Cerrado: Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia,
Piauí e Minas Gerais. A diversificação da localização de suas propriedades minimiza os potenciais riscos
climáticos regionais e a incidência de pragas e doenças.

 

Escala e Padronização

O modelo de negócios da Empresa é baseado na padronização da produção em suas diversas Fazendas, o que inclui a adoção de infraestrutura produtiva, equipamentos, organograma operacional, gestão administrativa e planejamento agrícola, permitindo implementar nosso plano de expansão de forma eficiente.

Experiência e competência na compra de terras

A SLC Agrícola foi pioneira no desenvolvimento de culturas no Cerrado brasileiro. Adquirimos habilidade no processo de avaliação e compra de fazendas em fronteiras agrícolas do país com alto potencial produtivo e de valorização imobiliária.

Gestão profissionalizada qualificada

Os administradores da SLC Agrícola possuem larga experiência e profundo conhecimento do setor agrícola e de seus processos de produção. Os interesses dos colaboradores estão alinhados com os da Empresa, de maximizar os resultados, seguindo os seus princípios de atendimento ao cliente com excelência, ética e inovação.

Nossa Estrutura de Controle

O Grupo SLC é o acionista majoritário da SLC Agrícola S.A., com 53% de participação no capital social. Outros 45% são negociados livremente (free float) na Bolsa e 2% compõem o saldo atual de ações em tesouraria.

 

Última atualização em 13 de julho de 2021.
Fechar