Quem Somos

    A SLC Agrícola, fundada em 1977 pelo Grupo SLC, é uma empresa produtora de commodities agrícolas, focada na produção de algodão, soja e milho. Foi uma das primeiras empresas do setor a ter ações negociadas em Bolsa de Valores no mundo, tornando-se uma referência no seu segmento. São 14 unidades de produção estrategicamente localizadas em 6 estados brasileiros que totalizaram 370 mil hectares plantados no ano-safra 2014/15 e 377 mil hectares no ano-safra 2015/16 – sendo 211,4 mil de soja, 93,6 mil de algodão, 60,9 mil de milho e 11,2 mil de outras culturas, tais como girassol, trigo, milho semente, soja semente e cana-de-açúcar.

    O modelo de negócio é baseado em um sistema de produção moderno, com alta escala, padronização das unidades de produção, tecnologia de ponta, controle rigoroso dos custos e responsabilidade socioambiental.

    Ao longo de sua história, a SLC Agrícola desenvolveu uma sólida expertise na prospecção e aquisição de terras em novas fronteiras agrícolas. O processo de aquisição de terras com alto potencial produtivo também visa capturar a valorização imobiliária que as terras agricultáveis no Brasil proporcionam em função das vantagens comparativas em relação aos principais produtores agrícolas do mundo, tais como Estados Unidos, China, Índia e Argentina.

    Sonho Grande e Valores

    “Impactar positivamente gerações futuras, sendo líder mundial em eficiência no negócio agrícola e respeito ao planeta.”

    • Clientes: Satisfazer os clientes é garantir a continuidade do nosso negócio.
    • Qualidade: A qualidade deve ser percebida em todas as nossas ações.
    • Gestão: Administração empreendedora, inovadora e participativa voltada ao lucro e ao crescimento.
    • Tecnologia: A tecnologia é nosso diferencial competitivo.
    • Relações: Desenvolver relações duradouras com nossos funcionários, clientes, acionistas e fornecedores, alicerçadas na ética e transparência.
    • Capital Humano: Proporcionar meios de capacitação e retenção dos melhores profissionais, através de políticas competitivas em remuneração, benefícios e desenvolvimento, buscando desempenhos superiores e realização humana.
    • Sustentabilidade: Promover o equilíbrio entre os aspectos econômico, social e ambiental.

    Modelo de Negócio

    A Empresa optou por um modelo de negócio híbrido, que pode ser subdividido em três abordagens básicas, listadas abaixo. Pretendemos continuar ampliando o negócio nessas três frentes, de forma a aproveitar as sinergias existentes entre elas, orientados por uma cultura de melhoria contínua da nossa operação.

    Operação agrícola em terras desenvolvidas próprias

    Esse modelo representa a maior parte das terras em operação da Empresa. Foi o modelo original de negócios, obtido através de décadas de aquisições de terras na região do Cerrado. A maioria das terras foi adquirida em estado bruto ou parcialmente desenvolvido, e, através dos anos, com a melhoria do solo e da produção agrícola sustentável, pudemos agregar grande valor a esses ativos.

    Operação agrícola em terras arrendadas (e Joint Ventures)

    Ao longo do tempo, a SLC Agrícola visualizou a oportunidade de maximizar a utilização de sua capacidade instalada através de contratos de arrendamento com proprietários vizinhos ou próximos às Fazendas da Empresa. São feitos contratos com período médio de 7-8 anos, pagos de forma indexada ao preço do saco de soja em reais.

     Aquisição de terras brutas para transformação e venda

    A terceira abordagem de negócio da SLC Agrícola está materializada atualmente na subsidiária SLC LandCo, que foi criada em 2012 em parceria com o fundo de private equity inglês Valiance. Trata-se do “braço imobiliário” da Empresa, cujo objetivo é ser mais ativo no processo de aquisição, transformação e venda de terras.

    Grupo SLC

    O Grupo SLC nasceu em 1945 no município gaúcho de Horizontina (RS), como uma pequena oficina que fazia a manutenção das ferramentas dos agricultores da região. Hoje, é um dos maiores grupos empresariais do Brasil, atuando fortemente nos segmentos do agronegócio, indústria de alimentos, comércio de máquinas agrícolas e distribuição de suprimentos industriais, através das empresas SLC Agrícola, SLC Alimentos, SLC Comercial e Ferramentas Gerais. Está presente em mais de 40 localidades de 16 Estados brasileiros e no Distrito Federal, emprega mais de 5 mil funcionários em todo o país e tem um faturamento anual próximo a R$ 3 bilhões.

    A SLC Agrícola e suas Joint Ventures

    SLC LandCo

    A LandCo é uma operação criada pela SLC Agrícola com a estratégia de monetizar parte do ganho imobiliário obtido ao longo de 30 anos de aquisição de terras no Cerrado. O fundo de private equity inglês Valiance é sócio da SLC LandCo, com participação, atualmente, de 18,8%.

    SLC - Roncador / Fazenda Pioneira

    Diferentemente da SLC LandCo, essa operação conjunta é voltada apenas para a produção agrícola (sem investimento em terras), o que trouxe à SLC Agrícola uma alternativa de crescimento com baixo investimento e atrativas taxas de retorno.

    SLC - MIT

    Assim como no caso da Joint Venture com o Grupo Dois Vales, essa operação conjunta é voltada apenas para a produção agrícola (sem investimento em terras). Trata-se de uma parceria de alto valor estratégico, por ter como sócio um dos maiores grupos empresariais do Japão.

    Ler mais

    Linha do Tempo

    • 1945

      Fundação do grupo SLC

      A SLC Agrícola faz parte do Grupo SLC, que foi fundado em 1945, na cidade de Horizontina (RS), por três famílias de imigrantes alemães. O Grupo SLC criou a primeira indústria nacional de colheitadeiras automotrizes de grãos no Brasil. O Grupo SLC e a SLC Agrícola fazem parte da história do desenvolvimento da agricultura no Brasil.

    • 1977

      Fundação da Agriopecuaria Schneider Longemann Ltda.

      A SLC Agrícola inicia suas atividades, em Horizontina (RS), sob o nome Agropecuária Schneider Logemann Ltda. Com a compra da Fazenda Paineira, no município de Coronel Bicaco (RS), voltada ao cultivo de soja e trigo.

    • 1979

      Joint Venture com John Deere

      Por meio de relacionamento do Grupo SLC com a John Deere, A SLC foi a pioneira na implementação na agricultura mecanizada no Brasil, com o uso do maquinário agrícola de alta tecnologia. Essa associação também influenciou na consolidação da gestão profissionalizada da Empresa.

    • 1980

      Aquisição de Fazenda Pamplona (GO)

      A SLC Agrícola decidiu aproveitar o potencial agrícola do Centro-Oeste, com a aquisição da Fazenda Pamplona no estado de Goiás. Atualmente, todas as Fazendas da Empresa estão localizadas no Cerrado.

    • 1985

      Aquisição da Fazenda Planalto (MS)

      Aquisição da Fazenda Planalto localizada em Costa Rica (MS).
       

    • 1988

      Aquisição da Fazenda Parnaíba (MA)

      Aquisição da Fazenda Parnaíba localizada em Tasso Fragoso (MA).
       

    • 1994

      Aquisição da Fazenda Planorte (MT)

      Aquisição da Fazenda Planorte localizada em Sapezal (MT).
       

    • 1997

      Implementação da Cultura de Algodão

      A SLC inicia o plantio na cultura de algodão na Fazenda Planalto (MS). Aquisição da Fazenda Planeste, localizada em Balsas (MA)

    • 1999

      Grupo SLC deixa setor de máquinas agrícolas

      O presidente mundial da John Deere, Hanz Bacherer, visita a fábrica em Horizontina, acompanhado por Eduardo Logemann e Jorge Kruel.

    • 2000

      Aquisição das Fazendas Palmeira (MA) e Paiaguás (MT)

      Aquisição das Fazendas Palmeira (MA) e Paiaguás (MT).
       

    • 2006

      Aquisição da Fazenda Panorama (BA)

      Aquisição da Fazenda Panorama localizada em Correntina (BA).
       

    • 2007

      Abertura de Capital na Bovespa e Aquisição da Fazenda Piratini (BA)

      A SLC Agrícola torna-se uma das primeiras empresas em seu setor de atuação a vender ações em uma bolsa de valores. Aquisição da Fazenda Piratini localizada em Jaborandi (BA). 

    • 2008

      Segunda oferta de ações e Aquisição das Fazendas Palmares (BA) e Parnaguá (PI)

      Segunda oferta de ações e aquisição das Fazendas Palmares (BA) e Parnaguá (PI).
       

    • 2010

      Venda da Fazenda Palmeira

      Venda da Fazenda Palmeira (MA).
       

    • 2011

      Aquisição das Fazendas Parceiro (BA) e Paineira (PI)

      Aquisição das Fazendas Parceiro localizada em Formosa do Rio Preto (BA) e Paineira localizada em Monte Alegre (PI).
       

    • 2012

      Criação da SLC LandCo e Aquisição da Fazenda Perdizes

      Criação da SLC LandCo e Aquisição da Fazenda Perdizes, localizada em Porto dos Gaúchos (MT).
       

    • 2013

      Conclusão das Joint Ventures com Dois Vales e Mitsui

      A SLC Agrícola encontra mais uma forma de crescer, valorizando sua experiência em agricultura no Cerrado, através de duas parcerias estratégicas, reduzindo a necessidade de aporte de capital.

    Nossos diferenciais competitivos

    Por que a Empresa se tornou uma referência no cenário agrícola mundial

    A SLC Agrícola desenvolveu, ao longo de quase quarenta anos de história, um modelo de negócios baseado na eficiência operacional e na alta escala de produção. A Empresa introduziu no setor agrícola brasileiro, técnicas de gestão modernas, oriundas do setor industrial. Destacamos aqui algumas das vantagens competitivas que suportam a posição destacada da SLC Agrícola no setor agrícola global.

    Alta produtividade

    Entendemos que nosso diferencial em termos de produtividade se deve à combinação de fatores listados a seguir:

    • Estrutura de custos e ciclo operacional eficiente
    • Tecnologia de produção, com total mecanização do processo de plantio e colheita
    • Utilização do sistema de rotação de culturas, que proporciona menor incidência de pragas e doenças e uso mais eficiente das adubações
    • Domínio da técnica do Plantio Direto, sistema de plantio sem revolvimento do solo que reduz a níveis insignificantes as perdas de solo, água e nutrientes e proporciona redução no custo de produção, devido à menor utilização de máquinas na lavoura.
    • Experiência na correção da composição química do solo e na seleção de sementes
    • Domínio do pacote tecnológico de insumos, que permite máxima eficiência técnica.



    Localização estratégica e diversificada

    O portfólio de propriedades da SLC Agrícola é diversificado, com a localização estratégica de suas quatorze Unidades produtivas em seis estados do Cerrado: Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Bahia e Piauí. A diversificação da localização de suas propriedades minimiza os potenciais riscos climáticos regionais e incidência de pragas e doenças.

    Escala e Padronização

    O modelo de negócios da Empresa é baseado na padronização da produção em suas diversas Fazendas, o que inclui a adoção de infraestrutura produtiva, equipamentos, organograma operacional, gestão administrativa e planejamento agrícola, o que permite implementar nosso plano de expansão de forma eficiente.

    Experiência e competência na compra de terras

    A SLC Agrícola foi pioneira no desenvolvimento de culturas no Cerrado brasileiro. Adquirimos habilidade no processo de avaliação e compra de fazendas em fronteiras agrícolas do país com alto potencial produtivo e de valorização imobiliária.

    Gestão profissionalizada qualificada 

    Os administradores da SLC Agrícola possuem larga experiência e profundo conhecimento do setor agrícola e de seus processos de produção. Os interesses dos colaboradores estão alinhados com os da Empresa, de maximizar os resultados, seguindo os seus princípios de atendimento ao cliente com excelência, ética e inovação.

    Nossa Estrutura de Controle

    Última atualização em

    E-mail Alerta

    Preencha o cadastro para receber as notícias de RI

    Fechar