Administração

Conselho de Administração

Atualmente o Conselho de Administração da SLC Agrícola é formado por seis membros, conforme definido no artigo 20 do Estatuto Social da Companhia. O Vice-Presidente exercerá as funções do Presidente em suas ausências e impedimentos temporários, independentemente de qualquer formalidade. Na hipótese de ausência ou impedimento temporário do Presidente e do Vice-Presidente, as funções do Presidente serão exercidas por outro membro do Conselho de Administração indicado pelo Presidente.

O Conselho de Administração da SLC Agrícola é o órgão responsável por, entre outras questões, determinar as suas políticas e diretrizes dos seus negócios. O Conselho de Administração também supervisiona a Diretoria e monitora a implementação, pela Diretoria, das políticas e diretrizes estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração. De acordo com a Lei 6.404/76, o Conselho de Administração é ainda responsável pela contratação dos auditores independentes da Companhia.

Os membros do Conselho de Administração são eleitos em assembléia geral de acionistas por um mandato unificado de dois anos e estão sujeitos à reeleição. Os membros do Conselho de Administração estão sujeitos à destituição a qualquer tempo, com ou sem justa causa, em uma assembléia geral de acionistas. O Conselho de Administração é presidido pelo presidente do Conselho de Administração e, em sua ausência, pelo vice-presidente do Conselho de Administração. Os membros do Conselho de Administração da SLC Agrícola não necessitam residir no Brasil.

O Conselho de Administração se reúne uma vez a cada trimestre e a qualquer momento quando uma reunião extraordinária for convocada pelo presidente ou de qualquer outro membro. Cada conselheiro terá direito a 1 voto nas deliberações do órgão, sendo que as deliberações do Conselho de Administração são tomadas por maioria de seus membros.

Membros da Diretoria Executiva Cargo Data de Eleição Término do mandato
Eduardo Silva Logemann Presidente 27/04/2023 AGO 2025

Eduardo Silva Logemann é presidente da holding SLC Participações S.A. desde 1987, onde começou a trabalhar aos 18 anos como auxiliar de Compras. Graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do RS, participa de entidades de classe afins aos negócios da empresa. Eduardo Logemann comanda o Grupo SLC, formado por duas empresas: SLC Agrícola – uma das maiores produtoras e exportadoras de algodão, soja e milho e uma das maiores proprietárias e operadoras de terras do Brasil. Foi uma das primeiras empresas do setor do agronegócio do mundo a ter suas ações negociadas em Bolsa de Valores, tornando-se uma referência no seu segmento.
SLC Máquinas – é o concessionário John Deere para toda a região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. O Grupo SLC está presente em diversos estados brasileiros e no Distrito Federal, emprega mais de quatro mil funcionários em todo o país e tem um faturamento anual de aproximadamente R$ 3,5 bilhões.

Também atua no Conselho de Administração da Melnick S.A.

(i) Presidente do Conselho de Administração da SLC Agrícola desde 2007

(ii) Sócio com participação indireta através do sócio controlador SLC Participações S.A. que possui 53% do capital social da SLC Agrícola S.A

Ocupações em cargos de administração em outras empresas: Vice-presidente da ABRAPA, Presidente do Conselho Consultivo da SLC Máquinas. Além disso, foi Diretor, Conselheiro e Vice-presidente da Federações das Indústrias do RS, de 1990 a 2008. Faz parte do Conselho de Administração da Melnick S.A..

Jorge Luiz Silva Logemann Vice-Presidente 27/04/2023 AGO 2025

(i) Vice-Presidente do Conselho de Administração da SLC Agrícola desde 2007;

(ii) Sócio com participação indireta através do sócio controlador SLC Participações S.A

Ocupações em cargos de administração em outras empresas: Diretor Vice-Presidente da SLC Participações desde 1995;. Membro do Conselho Superior da FEDERASUL – Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Sul; Membro do Conselho Deliberativo do CENEX – Centro de Excelência Empresarial; Membro do Conselho Consultivo da UNIRITTER – Centro Universitário Ritter dos Reis; Conselheiro da Associação Leopoldina Juvenil.

Osvaldo Burgos Schirmer Conselheiro Independente 27/04/2023 AGO 2025

(i) Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também obteve o título “Masters’ Degree” pela Southern Illinois University. Participou de inúmeros cursos de extensão, dentre eles um na Harvard Business School, focado em Instrumentos de Gestão para “Senior Management”. Experiência como executivo. Como executivo trabalhou no Grupo Gerdau, empresa do setor siderúrgico, de 1986 a janeiro de 2013, quando se aposentou. Nessa empresa foi diretor financeiro, CFO e depois Vice-Presidente e membro do Comitê Executivo.

(ii) Conselheiro consultivo da SLC Participações, “holding” familiar fechada do Grupo SLC, desde abril de 2017;

Ocupações em cargos de administração em outras empresas:

  • Lojas Renner S.A., companhia aberta do segmento de varejo de moda, desde abril 2012. Foi presidente deste Conselho de 2013 até 2019. Atualmente (desde abril 2019) é Vice Presidente do Conselho. É também presidente do Comitê de Pessoas além do participar do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos;
  • SLC Agrícola S/A., produtora de commodities agrícolas, atuando no Conselho de Administração desde junho de 2013;
  • Estácio Participações S.A. (Atualmente YDUQS) posição que acumula com a de Coordenador do Comitê de Auditoria e Finanças desde abril de 2016.

Advisory Boards (Conselhos Consultivos)

  • CMPC produtora de Celulose e Papel sediada no Chile, mas com relevante operação no Brasil via Celulose Riograndense, desde junho de 2016;
  • Conselheiro consultivo da SLC Participações, “holding” familiar fechada do Grupo SLC, desde abril de 2017;
    Conselheiro Consultivo da META Soluções de Informática, desde janeiro de 2019.
  • Conselheiro Consultivo da FCC Indústria e Comercio Ltda. Empresa da Indústria Química fabricante de produtos para a indústria automotiva, farmacêutica, de calçados e
    construção civil, desde março de 2020.
  • Conselheiro consultivo da OLEOPLAN produtora de Biodiesel, desde outubro de 2020.
  • CFL construtora e Incorporadora com atuação nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul desde outubro de 2020.

Conselhos honoríficos

  • Membro do Conselho da “American Chamber of Commerce desde fevereiro de 2013. Durante cinco anos, até 2018, foi Chairman do Conselho desta Câmara;
André Souto Maior Pessoa Conselheiro Independente 27/04/2023 AGO 2025

(i) Sócio e Presidente da Agroconsult Participações Ltda. – desde 05/2013 (anteriormente denominada Plataforma Agro Participações Ltda.); Administrador, não sócio, da empresa Agroconsult Consultoria e Projetos Ltda. desde 07/2013; Sócio e Administrador da empresa Nhanderu Participações Societárias Ltda. desde 05/2020; Administrador da Nhanderu Imóveis Ltda. desde 08/2020; Diretor Comercial Financeiro da Nhamandu Energia SPE S.A. desde 10/2020; Sócio Administrador da AP Consultoria e Gestão Ltda. desde 12/2020. Nenhuma das empresas acima integram o grupo econômico do emissor. Desde 2013 atua como Conselheiro Independente de empresas ligadas ao Grupo Econômico do Emissor. Tendo ocupado os seguintes cargos: Conselheiro de Administração Independente da Fazenda Pioneira S.A, entre maio de 2013 e junho de 2016;
Conselheiro de Administração Independente da SLC Agrícola S.A, desde maio de 2016 e Membro do Comitê ESG – Environmental Social Governance desde 02/2021.

Ocupações em cargos de administração em outras empresas:

  • Conselheiro de Administração da Bolsa Brasileira de Mercadorias – BBM – de janeiro de 2011 a abril de 2013;
  • Conselheiro Independente de Administração da AMATA S.A., de
    janeiro de 2011 a janeiro de 2015;
  • Conselheiro Independente de Administração da AGRIFIRMA S.A., de agosto de 2011 a junho de 2017;
  • Conselheiro Profissional Independente
    de Administração da COPLANA Cooperativa Agroindustrial, de outubro de 2014 a dezembro de 2020;
  • Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio, de janeiro de
    2012 a dezembro de 2018;
  • Conselheiro Titular do Conselho de Informações de Biotecnologia – CIB, desde 2002;
  • Conselheiro da COSAG – Conselho Superior do Agronegócio da
    FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, desde 2007;
  • Conselheiro do Conselho Consultivo da Agroterenas S.A. Citrus desde de setembro de 2018; Membro
  • Titular da Câmara de Commodities Agrícolas da B3, desde abril de 2018;
  • Membro do Conselho de Administração da IHARA, desde janeiro de 2020; Membro do Conselho Consultivo do CNPA – Conselho Nacional de Política Agrícola, do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, desde agosto de 2020
  • Membro do Conselho de Administração do Grupo Cavalca S.A. desde setembro de 2020;
  • Conselheiro do Conselho de Administração do Observatório do Empreendedor desde janeiro de 2020;
  • Conselheiro Suplente do Conselho Curador da Fundação Certi – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras desde janeiro de 2020.
Fernando de Castro Reinach Conselheiro Independente 27/04/2023 AGO 2025

(i) Exerce o cargo de conselheiro independente. O Sr. Reinach é sócio administrador do Fundo Pitanga. De 2001 a 2010 foi Diretor Executivo e General Partner da Votorantim Novos Negócios, o braço de capital de risco e private equity do grupo Votorantim. É membro do Conselho de Administração do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e escreve uma coluna semanal no jornal O Estado de São Paulo. Se formou em biologia na Universidade de São Paulo e obteve seu Ph.D na Cornell University Medical College. Foi um Biotechnology Research Fellow da Fundação Rockefeller e Research Scholar do Howard Hughes Medical Institute. Foi professor titular da Universidade de São Paulo, esteve envolvido na criação de duas empresas de tecnologia e na coordenação do primeiro Projeto Genoma Brasileiro.

Adriana Waltrick dos Santos Conselheira Independente 27/04/2023 AGO 2025

CEO – SPIC Brasil / Hidrelétrica São Simão, desde Junho de 2012 (atual)
Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios – CPFL Energia, de Janeiro 1999 a Fevereiro de 2012
Diretor de Estratégia Corporativa e Desenvolvimento de Negócios – CPFL Energia, 2001 a 2008
Gerente de Estratégia e Planejamento Financeiro – CPFL Energia, 1999 a 2001
Gerente de Estratégia Corporativa – RBS, Fevereiro de 1997 a Novembro de 1998
Gerente de Negócios Internacionais – Petropar/Fitesa, Janeiro 1990 a Janeiro de 1994

Ocupações em cargos de administração em outras empresas:

  • Conselheira de Administração representante do Acionista Gás Natural Açu I e II, desde Janeiro de 2021 (atual)
  • Embaixadora – Brazil Global Compact – ODS 16 United Nations (ONU), desde Agosto 2021 (atual)
  • Conselheira de Administração Independente CBO Grupo – Companhia Brasileira de Offshore, desde Agosto 2020 (atual)
  • Membro do Global Investment Committee SPIC – Pacific Hydro, desde Janeiro de 2016 (atual)
  • Conselheira eleita em Assembleia Geral ABEEOLICA – National Wind Association, de Julho 2013 a Junho de 2017
  • Conselheira Consultiva na Pacific Hydro Chile, desde Setembro de 2014 a Julho de 2014
  • Conselheira de Administração representante do Acionista CPFL Renováveis, de Maio de 2011 a Fevereiro de 2012
  • Conselheira de Administração representante do Acionista Geração Foz do Chapecó, de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2012
  • Conselheira de Administração representante do Acionista Energética Barra Grande (Baesa), de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2012
  • Conselheira de Administração representante do Acionista Centrais Elétricas da Paraíba (EPASA), de Janeiro de 2010 a Janeiro de 2012.

Diretoria Executiva

A Diretoria é o órgão administrativo executivo da SLC Agrícola. Os diretores executivos são os representantes legais da Companhia e são responsáveis pela organização interna, processo deliberativo, operações diárias e implementação de políticas e diretrizes gerais estabelecidas periodicamente pelo Conselho de Administração.

Atualmente, a Diretoria da SLC Agrícola é formada por quatro membros, eleitos na reunião do Conselho de Administração.

Os membros da Diretoria da SLC Agrícola são eleitos pelo Conselho de Administração por mandatos de dois anos e estão sujeitos à reeleição. O Conselho de Administração poderá destituir qualquer Diretor a qualquer tempo, com ou sem justa causa. De acordo com a Lei 6.404/76, os Diretores deverão residir no Brasil, mas não precisam ser acionistas da companhia. A Diretoria da Companhia se reúne sempre que convocada pelo Diretor Presidente ou pela maioria de seus membros.

Membros da Diretoria Executiva Cargo Data de Eleição Término do mandato
Aurélio Pavinato Diretor Presidente 15/05/2023 Até ata da RCA pós AGO 2025

Exerceu o cargo de Diretor de Produção da SLC Agrícola, entre 2008 e 2012. Foi eleito como Diretor Presidente da SLC Agrícola a partir de 10 de dezembro de 2012, cargo exercido atualmente. É membro do Conselho de Administração de 3 empresas subsidiárias da SLC Agrícola, as quais são: SLC-MIT, Fazenda Pioneira Empreendimentos Agrícolas S.A e SLC LandCo. Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com mestrado e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Graduação em STC – Skills, Tools & Competencies pela Kellogg School of Management de Chicago em parceria com a Fundação Dom Cabral. Em 2016 cursou o PGA (Programação de Gestão Avançada) pela Fundação Dom Cabral e INSEAD-França. Em 2019 iniciou o curso OPM-Owner President Management, na Harvard Business School. Profissional possui 27 anos de atuação no setor do Agronegócio e possui experiência em planejamento e gestão da produção agrícola, desenvolvimento de novos projetos de investimento, negociação de parcerias estratégicas e planejamento estratégico e operacional dos negócios da empresa e sua inserção no mercado internacional.

Ivo Marcon Brum Diretor Financeiro e de Relações com Investidores 15/05/2023 Até ata da RCA pós AGO 2025

Exerce o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na SLC Agrícola desde 2010. Formado em Ciências Contábeis pela PUC/RS, possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, em Gestão Empresarial pela PUC/RS e Pós-Graduação em STC – Skills, Tools & Competencies pela Kellogg School of Management de Chicago em parceria com a Fundação Dom Cabral. Possui experiência no mercado metal-mecânico, atuou no grupo NSG Capital, onde iniciou suas atividades em agosto de 2007, como Diretor Contábil e Fiscal da Zamprogna S.A., em março de 2009 assumiu como Diretor Administrativo e de Compliance do grupo NSG Capital. De novembro de 1999 a agosto de 2007 exerceu o cargo de Gerente de Controladoria na multinacional International Ind. Automotiva da América do Sul Ltda.

Gustavo Lunardi Diretor de Suprimentos e Produção de Sementes 15/05/2023 Até ata da RCA pós AGO 2025

Com a separação da área de operações em duas em novembro de 2021, o então Diretor de Operações Gustavo Lunardi assumiu o cargo de Diretor de Suprimentos e Produção de Sementes da SLC Agrícola S.A. na referida data. Na companhia desde 2009, já atuou como CEO da SLC LandCo (empresa subsidiária) de 2009 até 2017. De 2011 até 2015 também exerceu a função de Diretor de Novos Negócios Formado em Engenharia Agronômica pela UFRGS, possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM-RS e em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas/FGV-RS, além de Programa Internacional de Gestão para Executivos pela Kellogg School of Management de Chicago, IL – USA, em parceria com a Fundação Dom Cabral e o Programa de Gestão Avançada pelo Insead de Fontainebleau, França. Possui experiência no setor de exportação de commodities agrícolas no qual atuou como diretor comercial de exportação de 2005 à 2009 para SMEG-Societè de Manutention et Entrêposage de Grains com sede na França. De 1997 à 2005 desempenhou as funções de Gerente Comercial e de Marketing no setor de fertilizantes, em empresas multinacionais como Yara e Timac Agro, com sedes na Noruega e França, respectivamente.

Leonardo Mattheus de Celini Diretor de Operações Diretor não estatutário -

Leonardo assumiu o cargo de COO (Chief Operating Officer/Diretor de Operações) em novembro de 2021. Com 19 anos no agronegócio Brasileiro, possui ampla experiência na área, trabalhou com grandes empresas do agronegócio, MAEDA (7 anos ) , SLC AGRICOLA (10 anos), foi por dois anos Diretor de produção ( COO ) na SCHEFFER . EM 2021 retornou a SLC agrícola respondendo pela Regional 2 – que comtempla as unidades de produção nos estados da BA/GO/MG/MS.

Álvaro Luiz Dilli Gonçalves Diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e TI Diretor não estatutário -

Diretor de Recursos humanos, Sustentabilidade e TI – SLC Agricola S/A.

Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal de Pelotas – RS em 1986. Possui MBA em Gestão de Negócios pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Gestão Estratégica de Pessoas 2015 – GEP pelo INSEAD- França – The business School for the World.

Atualmente é Diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e TI da SLC Agrícola S/A. É uma empresa de capital aberto desde 2007, de produção agricola como soja, milho, algodão, trigo e integração Lavoura-Pecuária. A empresa produz no centro-oeste e nordeste do Brasil, em uma área de mais de  670.000 hectares. É um dos maiores produtores de soja e algodão no Brasil e no mundo. Tem mais de 5500 colaboradores diretos, distribuídos em 22 Unidades de Produção (Fazendas).

Participou como membro efetivo do Conselho Executivo da RTRS (Round Table on responsible Soy Association) 2009-2011 e hoje participa do grupo que apoia a RTRS International, como um membro da câmara dos produtores e da Força Tarefa Brasil de ampliação de mercado de créditos e soja física com o padrão e selo RTRS.

Nos últimos 12 anos trabalhou para desenvolver o tema Sustentabilidade colocando o assunto na Estratégia da empresa, como um importante pilar para longevidade dos negócios. Somos hoje uma referencia no setor do Agronegócio como uma empresa sustentável em todos seus processos. Em 2020 foi instalado o Comitê de ESG para apoio ao Conselho de Administração na qual faz parte como especialista interno.

A empresa alcançou diversas premiações de reconhecimento do mercado tanto em nível de sustentabilidade através da Revista Investor Sul Americana 2021, Revista Exame 2022 como primeiro colocado em ESG, quanto no clima organizacional favorável ao melhor engajamento das pessoas como GPTW Brasil e RS, também como uma das 150 melhores como um lugar incrível para se trabalhar segundo pesquisa da FIA/UOL e no Valor Carreira na gestão das pessoas por 3 vezes consecutivas entre outros exemplos recentes.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira Assembléia Geral Ordinária após a sua instalação.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações prevê que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também prevê que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

O Estatuto Social da SLC Agrícola prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em assembleia geral. Atualmente a SLC Agrícola possui um Conselho Fiscal instalado,  que atuará de caráter não permanente até a próxima Assembleia Geral Ordinária. O Conselho Fiscal da SLC Agrícola é formado por 3 membros efetivos, eleitos na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 29 de abril de 2021.

Membros da Diretoria Executiva Cargo Data de Eleição Término do mandato
Edirceu Rossi Werneck Conselheiro Fiscal (Eleito pelo Controlador) 27/04/2023 Próxima AGO

Advogado e contador, e atuou por 34 anos em empresas de Auditoria e Consultoria Internacional, sendo 23 anos como sócio.

Atualmente atua como sócio do escritório Zavagna Gralha Advogados, na área Consultiva e Contenciosa Tributária.

É conselheiro da FIERGS – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul através de sua atuação, desde 2011, no Conselho Técnico de Assuntos Tributários, Legais e Financeiros – CONTEC.

Paulo Roberto Kruse Conselheiro Fiscal (Eleito pelo Controlador) 27/04/2023 Próxima AGO

Participação nos Conselhos Fiscais da Seta S.A. e da Dimed S.A. faz mais de 05 anos.

Sócio da Kruse & Pasqualini Advogados, há 28 anos, com atuação na área societária com a coordenação/presidência de Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias como as das sociedades: Importadora e Exportadora de Cereais S/A – IMEC e Xalingo S.A. – Industria e Comércio.

Participação/conclusão do Curso Comitê de Auditoria em Empresas Não Financeiras – 11ª edição – 19/02 – do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

Rosângela Costa Süffert Conselheiro Fiscal (Eleito pelos Minoritários) 27/04/2023 Próxima AGO

Experiência de 29 anos em auditoria externa na KPMG, atuando em diversos segmentos de mercados, trabalhos em empresas familiares, multinacionais, cias abertas e fechadas. Atualmente, está se dedicando na área de governança, conselho fiscal e comitê de auditoria. Bacharel em ciências contábeis pela UFRGS com CRC ativo (1991), Pós Graduação em Gestão Empresarial pela UFRGS (2000). Atuou como sócia-diretora de auditoria na KPMG (Outubro de 2015 até Julho de 2021).

(i) Atua como membro titular no conselho fiscal da SLC Agrícola S.A. desde 2023

(ii) N/A

  • Atua no Comitê de Auditoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) (Outubro de 2022 até o presente) e na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia- Brasil S.A. (TBG) (Agosto de 2023 até o presente);
  • Conselheira Fiscal da Irani Papel e Embalagens S.A., Randon S.A. Implementos e Participações (Abril 2023 até o presente) e RI-X Mineração e Consultoria S.A. (Maio de 2023 até o presente)
  • Conselheira Fiscal (Suplente) da RTDR Participações S.A. (Novembro 2022 até o presente)
Última atualização em 8 de março de 2024.
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